Sobre o LGRQ
O Setor de Resíduos Químicos executa as ações de recolhimento, tratamento e disposição final de resíduos químicos; presta suporte nas ações de descarte de resíduos químicos e embalagens da UFLA e também a servidores e discentes quanto às normas de segurança e uso eficiente de produtos químicos; executa ações que visam minimizar a geração de resíduos químicos em laboratórios e outras instalações; presta suporte nas ações de aquisição, distribuição, armazenamento e uso de produtos químicos controlados pela Polícia Federal, Exército e ANVISA.
O Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos da UFLA iniciou-se em agosto de 2009. Este programa é pioneiro nas Universidades Federais do Estado de Minas Gerais e tem por finalidade dar uma destinação adequada aos resíduos químicos seja reciclando, recuperando, diminuindo sua toxicidade ou enviando para aterros industriais, contribuindo, assim, para a preservação do meio ambiente.
Os principais desafios de um programa de gerenciamento de resíduos químicos são gerar resíduos químicos que não agridam o meio ambiente; recuperar os resíduos químicos transformando-os em matéria-prima; desenvolver no aluno uma consciência ética com relação ao uso e descarte de produtos químicos; ensinar como o professor deve proceder, tratar e recuperar os resíduos químicos; instruir usuários a manusear, tratar e recuperar esses resíduos.
A universidade, por meio de verbas do Ministério da Educação (MEC) e rendas próprias, investiu na construção de um Laboratório de Gestão de Resíduos Químicos (LGRQ). Este laboratório é responsável pelo recolhimento, segregação, armazenamento, tratamento e disposição final dos resíduos químicos gerados em todos os laboratórios de ensino, pesquisa e prestação de serviço da UFLA. Os laboratórios fazem o pedido de recolhimento dos resíduos por meio de ordens de serviço (ODS), e a coleta é feita duas vezes por semana. Os resíduos recolhidos são segregados de acordo com o tipo de tratamento. Os resíduos contendo metais pesados são recuperados, na forma de óxidos ou sais, utilizando processos químicos e retornam aos laboratórios da UFLA para uso em diversas aplicações (aulas, pesquisas dentre outras). Os solventes são recuperados por meio de destilação e também retornam aos laboratórios da universidade para uso em diversas aplicações. Os compostos orgânicos que não podem ser recuperados por destilação são degradados por meio de Processos Oxidativos Avançados (POA). As soluções ácidas e básicas que não contenham metais pesados são neutralizadas. Alguns resíduos recolhidos ainda não possuem tratamento adequado. O Laboratório de Gestão de Resíduos Químicos tem trabalhado com pesquisas no intuito de desenvolver novas metodologias de tratamento e recuperação destes resíduos.
Figura 1: Prédio LGRQ UFLA